4 maneiras simples das pequenas empresas poderem usar dados para construir melhores relacionamentos com os clientes

Uma estratégia eficaz de CRM precisa incluir uma maneira de coletar, organizar e agir com seus dados.

Em um mundo onde os clientes são bombardeados em todos os canais possíveis com mensagens de marca, a segmentação é mais importante do que nunca para que pequenas empresas precisam ser capazes de fazer com que suas campanhas pareçam relevantes e pessoais para acompanhar, mas os processos envolvidos – coletar, organizar e interpretar dados de clientes para torná-los acionáveis ​​- muitas vezes são intimidadores para pequenas empresas e empreendedores individuais com tempo e recursos.

Coletar, organizar e aprender com os dados de seus clientes é fundamental, não importa o tamanho da sua equipe ou o estágio de crescimento em que você está. Na verdade, não há melhor momento para considerar seus processos de dados do que quando você está apenas começando. E começar com estratégias básicas para construir relacionamentos com clientes não tem que ser difícil – existem alguns passos simples que você pode adotar para poupar muito tempo à medida que sua empresa cresce e se expande.

A partir do momento em que você inicia seu negócio e estabelece uma presença online, você deve estar preparando o terreno para estratégias eficazes de CRM. Isso inclui estabelecer uma fonte única de verdade para os dados de seus clientes, ser cuidadoso e organizado sobre como coletar informações e configurar os processos corretos para interpretar esses dados e colocá-los em ação para o seu marketing. Aqui estão alguns passos úteis (com exemplos) para serem adotados:

  • Coletar: verifique se você está configurado para integrar as pessoas que desejam ser anunciadas. Esteja você interagindo online ou pessoalmente, você deve coletar o máximo de insights possível (por exemplo, adicionar um formulário pop-up ao seu site para capturar visitantes ou perguntar às pessoas sobre seus interesses específicos quando se inscreverem no seu e-mail lista na loja) e consolidá-los para que você possa usá-los no mercado;
  • Organize: assim que tiver esses dados, organize-os de modo a obter uma visão completa do seu cliente e facilite o acesso aos insights mais importantes para sua empresa. Criar um sistema no qual você pode classificar seus contatos com base em características compartilhadas, como geografia, comportamentos de compra ou níveis de engajamento, tornará muito mais fácil direcionar as pessoas certas com a mensagem certa;
  • Encontre insights: encontre padrões em dados que possam gerar novas ideias para o seu marketing. Por exemplo, a percepção de que seus clientes mais engajados estão na região norte pode levar a uma campanha com temas direcionados a esse público-alvo, a um plano para uma loja ou página temporária para essa região ou até mesmo apenas para ajudá-lo a planejar seus envios por e-mail com base no horário da região;
  • Tome medidas: transforme os insights em ação e automatize para economizar tempo. À medida que você aprende mais sobre seu público-alvo e o que funciona para envolvê-los, certifique-se de tornar esses insights escaláveis, configurando automações para acionar mensagens personalizadas com base em dados demográficos ou comportamentais diferentes.

Fazer isso corretamente não resultará apenas em campanhas de marketing mais personalizadas e em relacionamentos mais fortes e leais com os clientes – também ajudará você a ser inteligente sobre o foco do seu orçamento e recursos à medida que continua crescendo.

Referências:
Darcy Kurtz , vice-presidente de marketing, lidera a equipe de marketing de produtos da Mailchimp. Portal Marketing Land.