A prospecção tecnológica como estratégia competitiva para inovarmos

Imagine se pudêssemos nos antecipar quando teríamos uma ideia de algo inovador para saber se já existe algo pesquisado ou desenvolvido junto a academia, ou se alguma outra empresa ou concorrente já tenha iniciado a desenvolver? A prospecção tecnológica é umas das maneiras de nos anteciparmos e assim ajudar a tornarmos mais competitivos por meio da inovação.

Para falarmos sobre busca tecnológica ou prospecção tecnológica temos que inicialmente entender o que são os Estudos Prospectivos, na qual envolve o processo sistemático de analisar e produzir julgamentos sobre características de tecnologias emergentes, rotas de desenvolvimento e impactos potenciais no futuro.

Podemos considerar três grandes grupos os Estudos Prospectivos:

  • Estudos de Futuro (Estudos usando métodos de cenários, roadmapping etc.);
  • Inteligência Competitiva (Processo sistemático de coleta, tratamento, análise e disseminação da informação sobre os ambientes competitivo, concorrencial e organizacional, visando subsidiar o processo decisório e atingir as metas estratégicas da organização);
  • Inteligência Tecnológica (Processo sistemático de coleta, tratamento, análise e disseminação de informações sensíveis sobre os desenvolvimentos científicos e tecnológicos externos à organização que podem afetar sua posição competitiva).

Imagens apresentam características e tendência tecnológicas referentes a uma busca da palavra chave “Internet das Coias” por meio da ferramenta Orbit Questel em base de patentes depositadas, 2019.

Abaixo listamos os motivos de fazermos estudos prospectivos, ou que seria as primeiras vantagens de uma busca (prospecção) tecnológica:

  • Identificar tecnologia, fontes de licenciamento, novos mercados, etc.;
  • Identificar oportunidades: parceiros, fornecedores, mercados, demandas, balanças comerciais, melhores condições de aquisição da tecnologia, tecnologias alternativas;
  • Identificar padrões: países, anos, tecnologias, tipo de produtos, evolução das tecnologias, fundamentos para investimento, rumos tecnológicos, estágio da tecnologia, redes de interação (inventores, atores e instituições, tecnologias);
  • Identificar ameaças e oportunidades;
  • Avaliar de forma objetiva a posição competitiva atual e futura da empresa;
  • Reduzir a incerteza na tomada de decisão;
  • Prever as grandes mudanças estruturais da indústria e prevenir surpresas tecnológicas;
  • Ter melhor perspectiva da capacidade atual e futura do concorrente e de suas intenções;
  • Ganhar vantagem competitiva pela redução do tempo de reação;
  • Melhorar o planejamento de curto, médio e longo prazos.

As etapas envolvidas em uma prospecção tecnológica:

1º Definição dos Objetivos e Planejamento da Prospecção
Onde é definido as diretrizes da busca e pesquisa que vai ser realizada na etapa de prospecção. Base de dados e fontes relacionadas às características das tecnologias que estão sendo prospectadas.

2º Prospecção
Nesta etapa ocorre literalmente a busca junto às bases científicas ou de propriedade intelectual das informações conforme diretrizes estabelecidas na etapa de objetivos e planejamento. Ocorre também a interpretação das informações

3º Construção do Roadmap Tecnológico
Projeta os principais elementos tecnológicos de design e manufatura de um produto, com estratégias para alcançar marcos desejáveis de forma eficiente. Com a construção do roadmap podemos ter pontos de vista diferentes para termos uma visão de atuação de onde estamos, aonde queremos chegar e como como chegaremos para desenvolver ou obter a tecnologia prospectada.
Sua construção e apresentação acaba utilizando ferramentas visuais

Na apresentação em seguida, um exemplo de informações obtidas junto a etapa de prospecção onde foi usada a ferramenta de busca e análise de patentes para avaliar as características relacionadas às tecnologias de IoT- Internet das Coisas pois buscava-se identificar padrões de características relacionadas a países onde constam depósito de patentes, em que período houve o surgimento, tecnologias, tipo de produtos, evolução das tecnologias, fundamentos para investimento, rumos tecnológicos, estágio da tecnologia, redes de interação (inventores, atores e instituições, tecnologias).

Relatório referente busca da palavra chave “Internet das Coisas”
por meio da ferramenta Orbit Questel em base de patentes depositadas, 2019.

O relatório apresentado acima e mais um conjunto de outras informações prospectadas permite assim desenvolver a próxima fase do processo de prospecção tecnológica que a construção do Roadmap Tecnológico onde conseguimos responder alguns questionamentos apresentados acima.

Com os pontos que discutimos sobre o tema, apresento 5 vantagens da prospecção tecnológicas para um empreendedor:

1º Identificar se já consta ou não a tecnologia que gostaria de pesquisar e desenvolver;

2º O que meus concorrentes diretos e indiretos podem estar atuando em pesquisa e desenvolvimento;

3º Quais mercados apresentam oportunidades maiores para inserção da tecnologia que estou pesquisando e desenvolvendo;

4º Diferencial competitivo e inovador pois antecipadamente posso acompanhar quais são as tendências tecnológicas e assim me antecipar na criação de novos produtos e serviços;

5º Identificar potenciais tecnologias disponíveis para transferência e assim podendo reduzir os investimentos e prazos para que eu possa desenvolver algum produto ou serviço inovador.

Referências:
– ROCHA, G. V.;MELLO, C. H. P. How to develop technology roadmaps? The case of a Hospital Automation Company.Prod. vol. 26, n. 2, São Paulo. Apr./June 2016, Epub Nov 27, 2015.
– PROFNIT – Mestrado Profissional em Transferência de Tecnologia para Inovação. 2018. Disciplina de Prospecção Tecnológica Apresentação em Power-point.
– Coelho, G.M., Inteligência Tecnológica. Fundação Dom Cabral, Maio 2012. 143 slides. Apresentação em Power-point.