Inovação no turismo como destaque em Seminário

Tive a oportunidade de junto com uma poderosa equipe de pessoas do trade turístico da região da costa esmeralda, representantes  do poder público, comunidade, entidades empresariais e instituições de ensino, participar na organização de mais uma edição do Seminário Turismo na Costa Esmeralda que foi realizado entre os dias 18 e 19 de Agosto em Itapema.

E neste ano como tema principal discutimos a inovação no turismo e com isso o formato do evento já foi impactado com uma disposição de horários e programação diferenciada. A possibilidade de tanto parte da tarde e noite envolver os principais agentes do trade turístico, e ainda no dia seguinte desenvolver um workshop no qual as informações, conhecimentos e principais discussões foram voltadas a inovação como oportunidade de tornar o turismo na região da costa esmeralda cada vez mais competitiva.

Salientando os principais profissionais que participaram na programação do evento compartilhando seus conhecimentos, práticas, ações e cases de sucesso, destacamos o painel Ações que Inovam e Desenvolvem o Turismo no Estado de Santa Catarina onde representantes do poder público, de entidades ligadas ao turismo e ao desenvolvimento dos pequenos negócios apresentaram algumas das ações inovadoras desenvolvidas em Santa Catarina e perspectivas futuras de como o turismo pode se tornar mais competitivo. Neste momento foi importante a interações dos participantes com questionamentos voltados aos painelistas e que permitiram por parte deles apresentar que outras ações futuras estão sendo previstas para o desenvolvimento do turismo regional.

Foto Seminário

Em seguida iniciaram as palestras e uma delas foi com a  Profº Dra. Yolanda Flores da Univali no qual tratou de um tema significativo com as características locais da região da Costa Esmeralda e assim apresentou A integração da Cultura e do Turismo para o Desenvolvimento do destino da região, falando de experiências e cases de destinos turísticos no exterior e no Brasil.

O branding territorial foi discutido na palestra seguinte onde o Profº Dr. Luiz Salomão Ribas Gomez  da UFSC e Coordenador do Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional – LOGO falou do Case Rota da Inovação em Florianópolis que teve um posicionamento de marca de forma inovadora através de metodologias implantadas com a participação da comunidade.

Fechando a primeira parte do seminário, os participantes puderam contemplar durante o intervalo uma amostra com produtos e serviços oferecidos por empresas da região, além de artesanato de origem local.

Foto amostra de produtos

Na segunda parte foi iniciada com a palestra da consultora Luciana Thomé na qual destacou a inovação no turismo de experiência e apresentou o case de sucesso Café na Fazenda – Pouso na Serra. Um case de como simples práticas e ações inovadoras transformaram uma pousada na Serra Catarinense como referencia na região.

Falando do turismo de experiência foi também lembrado pela palestrante Adriana Rosa, produtora de eventos sociais e corporativos no qual destacou como oportunidade para região o tema Destino de Casamento como oportunidades para todo o trade turístico.

Formas inovadoras de tornar os negócios mais competitivos através de práticas, ferramentas e ações voltadas ao marketing digital foram discutidas na última palestra onde a CEO e Colaborador da Features Design & Consultoria Michela França e Lucas Pelhon apresentaram a palestra Marketing Digital para o Turismo e Hotelaria.

E como foi citado anteriormente que neste ano o seminário apresentou um formado inovador, na manhã seguinte os participantes do Workshop de Soluções Inovadoras para o Turismo, ministrado pelo consultor Jones Augusto Boeck e Michela França, puderam discutir e utilizar as informações e conhecimentos obtidos no dia anterior junto ao seminário, propor ideias e soluções voltadas ao trade turístico.

Foto Workshop Foto Workshop

Ao final dos dois dias de mais uma edição do seminário, é possível fazer uma reflexão e verificar um interesse por parte do trade turístico da região da costa esmeralda em se tornar mais competitivo e assim também perceber o interesse por parte de empresários, entidades e profissionais do setor em implementar uma característica e cultura inovadora no destino turístico da Costa Esmeralda.