Você está procurando recursos financeiros neste momento? Você está preparado para isso?

Estamos vendo uma enxurrada de informações vindas por parte do poder público e de instituições financeiras referente a recursos financeiros para contornar este momento. Para isso vou fazer as seguintes perguntas:

Estamos preparados para buscar este recurso? O que realmente estamos precisando? Qual volume é necessário mesmo? O que é real e realmente está em nosso alcance?

Estamos preparados para buscar este recurso?

Este é um dos primeiros pontos que temos que ver. O empresário nessa loucura toda deve primeiro olhar para seu negócio, definir como que vão ser suas atividades neste momento, definir junto ao seu time como atuar e de que forma se portar. Muitos a questão do home office é algo distante e por isso deve ser antes visto como podem se adequar ao modelo. São frentes de ajustes nos processos internos, gestão de pessoas, gestão comercial e gestão financeira que antes devem ser organizados e planejados para atuar neste momento.

Entra nessa questão de estarmos preparados, o aspecto de organização da gestão financeira e do negócio, pois muitos destes recurso exigem documentos, informações contábeis, garantias reais e que o empresário vai perceber a importância de organizar tais informações básicas apenas no momento em que volta da instituição financeira com uma lista de exigências.

O que realmente estamos precisando?

Voltando ao ponto do questionamento anterior onde a organização interna para estar preparado para receber este recurso, questionamos o que realmente precisamos de recursos. Muitas vezes não é apenas o recursos financeiro necessários, as vezes não é nem o recurso em si necessário. Você pode por alguma outra ação junto aos colaboradores, fornecedores e até mesmo parceiros comerciais atuar com negociações ou ações que fazem com que você reduza a necessidade de recursos financeiros captados externamente ou nem precisa captar recursos financeiros. Temos os exemplos das empresas de saúde que neste momento estão precisando de insumos, recursos humanos e logística. Daqui a pouco sua empresa apenas precisa de um canal de vendas novo que antes não era utilizado, como exemplo um canal online que pode ser fornecido por um outro parceiro e desenvolvido por equipe interna.

Temos algumas situações que com condições boas de crédito agora, algumas empresas que já contrariaram empréstimos anteriores podem buscar algumas melhores negociações sem precisar buscar novos recursos.

Isso é importante porque no momento temos recursos financeiros para investimento aos empresários que buscam desenvolver projetos de inovação para contornar a atuação e impacto da pandemia e que são em alguns casos não reembolsáveis ou com condições melhores.

E temos os recurso tradicionais de capital de giro para dar o folego aos empresários e que as taxas são mais altas e mudam muito conforme relacionamento e instituição financeira. Por isso a importância de ficar claro realmente o que precisamos neste momento

Qual volume é necessário mesmo?

Este questionamento está bem ligado ao primeiro onde a organização e planejamento é de suma importância. Se não tivermos organizados financeiramente nos aspectos de custos, fluxo de caixa e receita, seguimos exemplos de empresários buscando volume de recursos financeiros insuficientes para sobreviver durante este período ou mesmo em excesso e desnecessários. Se eu vir com um achismo, e buscar 50, 100 ou 200 mil agora para me manter nestes dois ou três próximos meses. Está claro que nos meses seguintes você vai voltar ao seu faturamento normal? Você vai já ter a condição de pagar a primeira parcela deste recurso financeiro que você buscou ?

Importante entender sua capacidade de faturamento atual e futura, entender sua capacidade de pagamento para identificar o valor correto neste momento.

O que é real e realmente está em nosso alcance?

Deixo este questionamento por último pois é importante saber o que está em nosso alcance no momento. O governo e instituições financeira públicas divulgam várias informações desencontradas junto a mídia sem antes definir da forma correta a operacionalização disto tudo. Temos exemplo os recursos do BNDES, em que a operacionalização sempre vai ser por uma instituição financeira próxima a você, como seu banco atual, cooperativa de crédito ou outra instituição financeira estadual. Apenas grandes clientes conseguem diretamente negociações, os demais portes, apenas por agentes financeiros. Então muitas vezes essas instituições nem têm conhecimento sobre a linha divulgada, seu gerente vai saber pela televisão muitas vezes. Temos casos que o empresário sabe melhor sobre tais benefícios do que o profissional da instituição.

O processo de operacionalização é demorado e são vários atores envolvidos nisso e regras a serem seguidas. Consta as regras do governo, instituição pública como BNDES ou FINEP e constam as regras da instituição financeira parceira e que vai operacionalizar este processo.

Infelizmente muitas das instituições neste momento não estão preparadas para atual demanda. Isso vai demorar mais alguns dias e ficar de forma clara para todos como operacionalizar qualquer novo recurso com condições ideias e melhores para o empresário.

É o momento mais de calma e preparação do empresário para não cair na vala comum de recursos com taxas altas e que muitas vezes vão fazer mais mal a saúde do negócio dele do que a crise econômica atual. Temos que ter uma visão para o presente, mas também pensar na saúde financeira futura da empresa. Por isso temos exemplos de empresa que vão conseguir sobreviver de uma forma mais tranquila neste momento pois sua organização e saúde financeira permitiram isso.

Para finalizar, segue aqui algumas dicas para quem está buscando recursos financeiros:

Voltados a inovação:

Fique atento aos programas e linhas especificas para isso pois existem recursos não reembolsáveis; Bom projeto; Boa garantia real (no caso de recurso reembolsável) ; Boa organização financeira e contábil; Empresas regularizadas com documentação organizado saem em vantagem.

Voltados a capital de giro:

Busque primeiro seu banco atual com melhor relacionamento e converse bem; Boa organização financeira e contábil; Esteja com a documentação básica da empresa organizada; Caso precise de valores financeiros altos, se prepara bem para ter uma boa garantia com sua garantia real (ou acionar o fundo garantidor de crédito); Caso não tiver bom relacionamento com seu banco, pesquise bem as novas opções com taxas adequadas.
Empresas regularizadas com documentação organizado saem em vantagem.

Agradeço a atenção e estamos disponíveis para ajudar e contribuir de alguma forma para você contornar este momento, sem compromisso ou investimento.