O momento de transformação de negócios e profissionais na área de construção civil

O que dizer dessa transformação que estamos passando não apenas em nossas vidas, em virtude de um acontecimento sem precedentes que é a pandemia, mas também de uma transformação nos aspectos profissionais e dos negócios.

Quero aqui apresentar como um dos setores que sempre teve momentos adversos nas últimas décadas, ciclos de baixa e retomada de 5 em 5 anos que é o da construção civil, conforme escutei em entrevista a dois meses atrás de um dos empresários de referência no setor. Antes disto tudo, era o momento de retomada, não apenas nos negócios, mas sim na retomada e na geração de novos modelos de negócio inovador, um posicionamento novo de profissionais como arquitetos, engenheiros, designers , profissionais na área de engenharia ambiental e de segurança do trabalho na qual estavam buscando se transformar pois além da competitividade o mercado estava cada vez mais dinâmico.

Para isso acompanhava muitos colegas profissionais destas áreas se qualificando e buscando mais conhecimento nos aspectos de negócios inovadores, posicionamento e atuação através do meio digital.

Muitos literalmente já “pensando fora da caixa” para saber como o seu negócio e a sua atuação profissional poderia permitir que eles competissem num mercado que estava em retomada mas que cada vez mais é competitivo e busca alternativas a clientes mais exigentes e que hoje buscam novas formas de aquisição, compra e experiência de consumo no segmento imobiliários e de construção civil.

Uma iniciativa bem bacana que tive oportunidade de atuar através do Sebrae em parceria com uma das entidades importantes do setor , foi o programa Arquitetando Seu Negócio, onde junto com o CAU – Conselho de Arquitetura de Santa Catarina e o Sebrae Santa Catarina, promoveram um conjunto de capacitações e oficinas para que profissionais da área pudessem qualificar e através de conceitos de inovação, modelos de negócios inovadores e como um modelo de negócio com gestão mais profissional, poderia permitir para que estes profissionais pudessem atuar de forma mais competitiva.

Como podem ver, já vemos instituições se preocupando nestes aspectos de inovação e gestão mais profissional para o mercado de construção civil e toda sua cadeia. Para isso já existem várias soluções e alternativas.

Como exemplo que trago da importância de transformação deste setor, é o do Mapa de Construtechs de 2019, (construtechs são startups voltadas ao segmento de construção civil, modelos de negócio inovador envolvendo a tecnologia) onde apresentam já 500 modelos de negócio inovador pelo Brasil no ano anterior.

Neste momento que estamos passando este processo de transformação vai ser mais importante e deve ser acelerado para negócios e profissionais voltados ao setor, pois apenas a retomada do setor não significa resultados para todos, este momento está causando mudanças nos hábitos de consumo e por isso temos que se adequar ainda mais a estes aspectos.

O mercado deve buscar conhecimento nos aspectos de soluções inovadores, metodologias e ferramentas, além de soluções voltadas a gestão profissional e sobretudo nos aspectos de vendas e comercialização de forma mais efetiva. Para isso existem desde empresas privas contemplando estes aspectos, até instituições do setor que no momento oferecem soluções gratuitas ou com investimentos menores e que podem impactar muito em uma maior sustentabilidade futura dos negócios e de profissionais no mercado de construção civil.