Um ano mostrando que cada vez mais o desenvolvimento econômico do Brasil vai depender de um setor empresarial cada vez mais competitivo por meio da inovação
As oportunidades surgem em momentos onde muitos estão identificando pessimismo e por este motivo é que as empresas e também empreendedores devem neste momento aproveitar tais oportunidades através da criatividade e da aproximação da cultura inovadora para criarem novos modelos de negócio e/ou desenvolverem e evoluir para patamares mais competitivos os negócios atuais.
Para isso hoje constam algumas formas de apoio e fomento através de recursos financeiros ou mesmo conhecimento e ferramentas que podem contribuir para que seja estrutura e desenvolvido uma características cada vez mais inovadora para os negócios atuais ou mesmo novos modelos de negócio. Neste artigo destacamos alguns deles e que podem ser avaliados seus critérios e demais requisitos para ter acesso a estes recursos:
- PRODEC
O Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense – PRODEC, tem como finalidade conceder incentivo à implantação ou expansão de empreendimentos industriais, que vierem produzir e gerar emprego e renda no Estado de Santa Catarina. Trata-se de incentivo, a postergação, equivalente a um percentual pré- determinado sobre o valor do ICMS a ser gerado pelo novo projeto.
Para mais informações clique aqui.
2. INOVACRED
Estão sendo disponibilizados para empresas do estado de Santa Catarina recursos financeiros voltados a inovação através da linha INOVACRED, linha de apoio do FINEP- Financiadora de Estudos e Projetos e que no estado é operado pelos agentes financeiros BADESC e BRDE .
O objetivo do Programa INOVACRED é oferecer financiamento a empresas de receita operacional bruta anual ou anualizada de até R$ 90 milhões, para aplicação no desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, ou no aprimoramento dos já existentes, ou ainda em inovação em marketing ou inovação organizacional visando ampliar a competitividade das empresas no âmbito regional ou nacional.
Para mais informações clique aqui.
3. MPME INOVADORA
Destacamos agora uma das linhas de apoio disponibilizadas pelo BNDES e conhecida como MPME Inovadora que possui o objetivo de aumentar a competitividade das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), financiando os investimentos necessários para a introdução de inovações no mercado, de forma articulada com os demais atores do Sistema Nacional de Inovação, contemplando ações contínuas de melhorias incrementais em seus produtos e/ou processos, além do aprimoramento de suas competências, estrutura e conhecimentos técnicos.
Para mais informações clique aqui.
4. Edital de Inovação para Indústria
O Edital de Inovação para a Indústria é uma iniciativa que valoriza essa prática, financiando o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços inovadores.
Empresas de qualquer porte podem inscrever nas seis categorias do Edital. No total, R$ 53,6 milhões em aportes serão disponibilizados por meio da parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Social da Indústria.
Para mais informações clique aqui.
O acesso aos editais de fomento e linhas de crédito especificas na área de inovação podem ser acessados por todos os empresários, sendo que desde que atendam seus respectivos critérios e requisitos definidos pela instituição de fomento e financeira.