Programa de orientação para acesso a linhas de apoio financeiro – MPME Inovadora

 

Puzzle na Lâmpada - Conceito de Resolução de Problemas

 

Dando continuidade ao programa de orientação para acesso a linhas de apoio financeiro, destacamos agora uma das linhas de apoio disponibilizadas pelo BNDES e conhecida como MPME Inovadora.

 

 

Objetivo da linha

Aumentar a competitividade das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), financiando os investimentos necessários para a introdução de inovações no mercado, de forma articulada com os demais atores do Sistema Nacional de Inovação, contemplando ações contínuas de melhorias incrementais em seus produtos e/ou processos, além do aprimoramento de suas competências, estrutura e conhecimentos técnicos.

Quem pode solicitar 

Empresas sediadas no País e empresários individuais inscritos no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e no Registro Público de Empresas Mercantil (RPEM), que sejam classificados por porte como MPMEs.

O que pode ser financiado

Poderão ser apoiadas as seguintes ações:
  1. investimentos complementares ao processo inovador das MPMEs visando à introdução das inovações no mercado;
  2. investimentos no desenvolvimento de novos produtos/processos e sua introdução no mercado e relativos à implantação/modernização das instalações das MPMEs de base tecnológica que buscam aproveitar as capacidades técnicas e científicas disponíveis em parques tecnológicos para intensificar o seu processo de inovação ou que estejam ou tenham sido incubadas;
  3. investimentos previstos no plano de negócios das MPMEs com perfil inovador de diferentes setores e que tenham, em sua composição societária, Fundos de Investimento em Participações e/ou Fundos Mútuos de Investimento em Empresas Emergentes regulados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM); e
  4. fortalecimento da capacidade financeira das MPMEs que estejam realizando esforços para inovar, disponibilizando recursos na forma de capital de giro.

Pode ser financiado qualquer item necessário à implementação do plano de negócios das MPMEs com perfil inovador que tenha relação direta com as ações enquadráveis citadas acima.

Taxa de juros

Taxa de juros = Custo financeiro + Remuneração básica do BNDES + Taxa de intermediação financeira + Remuneração da instituição financeira credenciada(entenda as parcelas)

Custo financeiro Investimentos em geral:TJLP.

Capital de Giro isolado: 75% da Taxa Selic (TS) para micro e pequenas empresas; ou 90% da Taxa Selic (TS) para médias empresas.

Remuneração
básica do BNDES
Investimentos em geral: 1% a.a.

Capital de Giro isolado para micro e pequenas empresas: 0,4% a.a.

Capital de Giro isolado para médias empresas:1,3% a.a.

Taxa de intermediação financeira
0,1% a.a.
Remuneração da instituição credenciada Negociada entre a instituição e o cliente

Limite do financiamento

Até R$ 20 milhões por cliente e por ano, exceto nos casos de capital de giro isolado, quando o limite anual por cliente será de R$ 10 milhões.

Prazo

Até 10 anos, incluído o prazo de carência de 3 a 48 meses.

No financiamento a capital de giro isolado, o prazo do financiamento será de até 5 anos, incluída carência de 3 a 24 meses.

Fonte: BNDES

Dúvidas ou gostaria de orientação de como ter acesso a esta linha? Entre em contato!