Porque erramos ao executar um Planejamento Estratégico?

Quem planeja, às vezes erra. Quem não planeja, às vezes acerta.

Costumamos dizer que não planejar no mundo dos negócios é como dirigir um carro à noite, na chuva, e de faróis apagados. Ou seja, a probabilidade de acontecerem acidentes é altíssima. O grave é que a maioria dirige o carro (as empresas) dessa forma. Será que isso teria relação com a alta mortalidade de empresas em nosso estado?

Está provado que quando se planeja as chances de um negócio qualquer dar certo são aumentadas sobremaneira. Entretanto, para planejarmos necessitamos escrever, isso mesmo, sentar e colocar no papel. É ai que pega para muitos, exatamente por não terem o hábito de escrever.

Escrever é importante, porque quando escrevemos somos forçados a pensar. Pensar sobre o que irá ser feito. Imagine o que poderá acontecer quando alguém vai começar um negócio e não escreve (coloca no papel).

Para finalizar apontamos que existem cinco tipos de empresas: aquelas que sequer sabem o que acontece; aquelas que se surpreendem quando as coisas acontecem; aquelas que observam as coisas acontecerem; aquelas que acham que fazem as coisas acontecerem e, aquelas que realmente fazem as coisas acontecerem como resultado natural de seus planejamentos. Então pergunto: e o seu negócio como está? É sempre bom lembrar que quem planeja, as vezes, erra. Quem não planeja, as vezes acerta.

#planejamento #planejar #resultados #metas #consultoriaempresarial