O papel do Design Thinking voltado a soluções de impacto no consumo do cliente

Para destacar o impacto do  Design Thinking no consumo do cliente vou trazer uma situação prática e pertinente voltado turismo, onde acompanhando as principais tendências voltadas a inovação para os próximos anos e o que também já encontra-se disponível para implementação, uma das que mais impactou positivamente em virtude da região no qual venho atuando é a atuação na experiência de consumo das pessoas através de ações inovadoras que podem ser desenvolvidas pelas empresas, entidades e demais agentes envolvidos no trade turístico. Este é um dos potenciais que podem tornar mais competitivo o turismo, principalmente servindo como alternativa para os períodos sazonais que ainda interfere o desempenho de negócios na região.
Em um recente evento realizado em Santa Catarina no qual constou como tema central a inovação no turismo teve em sua programação profissionais da área que trataram deste assunto destacando que o turismo de experiência, onde um dos pilares principais é a atuação na experiência de consumo dos clientes e que já é uma realidade em vários outros destinos turísticos no Brasil e aqui próximos no estado de Santa Catarina.

Entender toda a jornada do cliente no processo de consumo de um produto ou serviço que o turismo proporciona é algo fundamental para que o destino turístico gere a ele alguns impactos como “engajamento emocional, cliente vendedor voluntário da sua marca, marca sensorial, pensamento fora da caixa, estimulo a criatividade, sair do lugar comum e um dos principais que é ser inesquecível a experiência vivência no destino turístico. ”

As reações, sensações que o cliente vai sentir durante o período em que estiver em um destino turístico é o que pode proporcionar uma maior fidelização e também ser um dos atrativos para que ele retorne ou estimule outros clientes a buscar produtos e serviços do turismo, gerados em períodos sazonais.

Agora quando se fala em entender o cliente nós não destacamos um ponto importante em um processo criativo e inovador que é o Design Thinking?

Podemos considerar que sim, a questão da etapa de entender e observar as necessidades do cliente e assim posteriormente identificar e definir qual o desafio que teremos para que a experiência dele como turista seja a melhor possível em determinado destino.
Seguindo no processo principal do design thinking que é voltado ao usuário, começamos a idealizar e gerar soluções que atendam aos desafios que o turista possui para ter uma experiência positiva e assim essa ideação deve considerar a contribuição de não apenas uma pessoa ou agente do destino turístico, mas para ser completa a experiência o processo de ideação envolver todos os membros da cadeia turística.
Gerada a ideia voltada ao produto e serviço que gere uma experiência ao turista é necessário possui ferramentas e processos de apoio para operacionalização da solução e assim oferecer ao mesmo uma solução que seja única para o momento e que proporcione a experiência a ele e que posteriormente seja validada, avaliada e compartilhada com demais pois este é um dos pontos principais no turismo de experiência em que “experiências positivas são compartilhadas, comentadas e servem como referência para os demais”.

Um exemplo de recente solução e modelo de negócio voltado a experiência de consumo é a plataforma Turismo Experience idealizada no litoral norte de Santa Catarina e voltada a criação de experiências de consumo para o turista através da cocriação.
Considerando os pontos colocados acima podemos sim destacar que para gerar uma experiência positiva ao turista, nada melhor que seguir os conceitos básicos do design thinking.