Criatividade e Inovação: Os bloqueios à criatividade nas empresas

innovation_peopleEm uma leitura realizada recentemente do livro Ação Empreendedora: como desenvolver e administrar o seu negócio com excelência o capitulo criatividade e inovação aborda um entendimento mais profundo sobre a criatividade para aproveita-la da melhor forma para o desenvolvimento da inovação e o processo de desenvolvimento da gestão da inovação nas organizações.

Sendo a criatividade importante, são identificados alguns bloqueios que podem interferir no processo criativo e de varias formas a atuação deles para que a criatividade não tenha os melhores resultados para o processo de inovação;

Destacam-se abaixo as características destes bloqueios:

Bloqueios culturais: Barreiras que impomos a nós mesmos, geradas por pressões da sociedade, cultura ou grupo a que pertencemos. Eles nos levam à rejeição do modo de pensar de pessoas ou grupos diferentes.

Bloqueios ambientais e organizacionais: Resultantes das condições e do ambiente de trabalho (físico e cultural): distrações no ambiente de trabalho, reais ou imaginárias (interrupções, ruídos, telefone, e-mail), ambiente de trabalho opressivo, inseguro, desagradável.

Bloqueios intelectuais e de comunicação: Inabilidade para formular e expressar com clareza problemas e ideias. Podem resultar de vários fatores, como falta de informação e pouco conhecimento sobre o problema ou situação analisada, informação incorreta ou incompleta.

Bloqueios emocionais: Resultantes do desconforto em explorar e manipular ideias. Eles nos impedem de comunicar nossas ideias a outras pessoas.

Bloqueios de percepção: Obstáculos que nos impedem de perceber claramente o problema ou a informação necessária para resolvê-lo. Inabilidade para ver o problema sob diversos pontos de vista.

Uma reflexão sobre estes bloqueios a criatividade permite verificar que as empresas que iniciam o processo de implantação de uma cultura inovadora não apenas devem considerar que seus colaboradores são importantes para a realização das atividades rotineiras, mas devem estar envolvidos no processo de criatividade e inovação. Podemos perceber que papel principal neste processo não é apenas do empresário, mas sim de um conjunto todo que integra gestores, lideranças e demais colaboradores para que se tenham melhores resultados no processo de criatividade e inovação.

Além disto, para as pequenas empresas estes bloqueios podem causar maior impacto, pois sua estrutura organizacional muitas vezes não esta bem estruturada.

O trabalho de um profissional que é responsável por aproximar ou implementar a cultura inovadora em uma organização antes mesmo de incentivar a desenvolver ações de inovação nas empresas, deve-se incentivar o empreendedor a criar um ambiente criativo.

Para isso é necessário verificar quais os principais bloqueios identificados e que podem ser trabalhados e permitir que dirigentes, gestores e colaboradores possam ser criativos de forma conjunta para se ter um impacto positivo no processo de inovação.

Agradecemos pela sua atenção!