A importância da valorização do funcionário nas inovações das empresas

Este artigo possui o objetivo de refletir sobre a importância dos recursos humanos no processo de inovação das empresas, para que estes processos alcancem o sucesso esperado através do envolvimento e da valorização dos colaboradores.

Podemos destacar que para desenvolver e dominar tecnologias inovadoras não basta apenas aumentar o número de pesquisadores ou mesmo o investimento financeiro em pesquisas e desenvolvimento. É necessário gerir todo o processo que vai desde a decisão sobre a criação de novas tecnologias e a forma de o fazer e como transformá-las em inovação.

Uma forma de diminuir as dificuldades no processo de inovação que dependa dos recursos humanos da empresa é necessário que se envolva os funcionários de forma motivadora fazendo com que eles se sintam realmente importantes nos processos de mudanças.

Uma das formas que pode facilitar isso é através da comunicação interna podendo se tornar um instrumento para anunciar, explicar e preparar as pessoas para esta nova política e posteriormente minimizar qualquer confusão e resistência inspirando e motivando as pessoas a participar ativamente do processo de implantação das ações inovadoras.

Para que a implantação de um projeto é de extrema importância que as pessoas envolvidas na empresa estejam na mesma visão de comprometimento e capacitação e que por esse motivo, a formação de pessoal é um dos requisitos de sucesso para qualquer projeto de inovação tratando-se de uma preparação/ investimento para garantir o sucesso do programa.

Algumas das formas de valorização que podemos destacar não são só voltadas à remuneração, que é considerada um dos maiores problemas das empresas, pois nem sempre é vinculado aos resultados e às capacidades dos indivíduos. Pode ser de grande importância benefícios e incentivos para aqueles que apresentarem ideias aplicáveis e rentáveis para as empresas, pois, essa é uma das formas de motivação e de retenção de talentos.

inovação em pessoas

Em leituras realizadas de artigos ligados ao tema de gestão de pessoas, relatam que é necessário que haja a valorização das pessoas e não o cargo que elas ocupam. Uma solução para isso é identificar os funcionários com perfil empreendedor, com capacidade técnica e determinação e dar a eles oportunidades de capacitação e crescimento dentro da empresa.

E por último podemos considerar que enquanto não houver uma motivação seja ela financeira, profissional ou emocional, os funcionários não se sentirão diretamente ligados a esses projetos e o potencial explorado estará aquém do possível, presumindo a capacidade pessoal e o conhecimento dos funcionários à disposição dentro da empresa, considerando que as empresas nada mais são do que o resultado da atividade e do relacionamento entre funcionários e instituição.

Em trabalhos realizados recentemente pude encontrar com uma realidade similar em algumas empresas, e além de acabarem limitando o processo de inovação nas empresas os recursos humanos se não bem geridos podem limitar o desenvolvimento das atividades e posterior crescimento.

Considerando como fator essencial para o sucesso das empresas os recursos humanos podem ser considerados como um dos primeiros pontos a serem desenvolvidas ações inovadoras no processo de gestão de pessoas. Essa é uma das alternativas que podem ser sugeridas para as empresas que buscam uma cultura inovadora e que possuem com uma das ameaças ao desempenho de seu negócio o comprometimento de seus colaboradores.

Referências:  Gestão de Pessoas – Édna da Silva Rocha Marques