4 maneiras inovadoras para gerar experiência de consumo ao turista, orientando suas escolhas

luxury

A tomada de decisão para os seus clientes e visitantes pode ser estressante e gerar algumas situações no qual pode interferir negativamente em um processo de aquisição de um produto ou serviço.

Eles possuem tantas decisões para tomar, tais como:

  • Onde irei?
  • O que devo fazer?
  • Onde devo ficar?
  • Como posso planejar minha visita?
  • Onde e o que devo comer?

Este stress e dúvidas causado por essas decisões podem ter um impacto negativo sobre a experiência do cliente em seu destino turístico.

Muitas decisões podem causar = Cliente oprimido, Infeliz

Por que a experiência do cliente importa?

Grande experiência do cliente = cliente feliz = fãs delirantes de sua marca ou destino turístico por meio de canais online (TripAdvisor e Redes Sociais) = divulgação e comercialização espontânea da confiança de sua marca turística!

Qual é a solução para facilitar nessa tomada de decisão?

Enquanto os nossos clientes e visitantes de destinos podem pensar que eles querem um monte de escolha quando se trata de visitar o seu destino e / ou experimentar os seus produtos e serviços turísticos, muitas vezes eles têm uma experiência muito melhor quando lhes é dada direção e sugestões personalizadas!

A seguir estão 4 exemplos que podem reduzir o estresse na tomada de decisão de seus clientes e dando-lhes uma melhor experiência de consumo.

  1. Mapas

Se ele é relevante para o seu negócio e para a experiência que ele pode gerar , você poderia usar um mapa para ajudar os clientes a guiar ao seu produto turístico ou do destino.

O Mapa sugere uma rota principal, itinerários secundários, mostra onde e quando os eventos ao vivo, locais especiais ou uma programação diferenciada em sua empresa ou destino turístico em que ela está.

  1. Ter uma experiência de “degustação”

Como você pode dar-lhe aos hóspedes uma experiência “degustação” do seu produto e serviço, ao mesmo tempo, reduzir a tomada de decisões e estresse para eles?

Este exemplo serve muito para restaurantes ou bares onde podem oferecer aos clientes em seus cardápios uma opção de degustação de seus pratos ou bebidas oferecidas e assim lhe ajuda a decidir qual o interesse em ter como prato principal ou bebida para acompanhar.

Para as demais empresas pode-se utilizar o uso das tecnologias e assim ter um espaço com vídeos, sons e o uso de uma das tendências que é a realidade virtual para que o cliente conhece um pouco da experiência que ele vai ter em consumir aquele determinado produto ou serviço.

  1. Recomendações pessoais

Como você pode trazer, recomendações locais e pessoais em seu turismo de experiência e ajudar a guiar ou mostrar a seus visitantes bons destinos?

Você conhecer bem o seu destino turístico é importante para que possa de forma no superficial mais detalhada dar recomendar locais e atividades do destino ou mesmo levar o cliente a estes determinados locais e atividades.

Suas recomendações podem ajudar a diminuir as dúvidas e escolhas, e suas sugestões acabaram sendo os destaques da visita de seu cliente, pois realmente você não teve o papel de fornecer algumas noites  de hospedagem em seu hotel ou pousada, ou mesmo refeições em seu restaurante, mas ajudou a ter a melhor experiência possível ao cliente em seu destino turístico.

  1. Itinerários

Considere a criação de itinerários de destino em seu site ou blog que são especificamente para seus clientes ideais .Enviá-los antes de sua chegada no e-mail ou apresenta-los em suas redes sociais e em seu website para que seu público alvo encontre quando irá realizar pesquisas ou quando visitar o seu website.

Fornecendo sugestões de itinerários que são detalhados, útil e relevante para o seu cliente ideal também são realmente grandes maneiras de reduzir o estresse na tomada de decisão e orientar seus visitantes e clientes a consumir os seus produtos e serviços e a visitar o seu destino turístico.

Algumas dicas sobre a divulgação e elaboração de roteiros para o seu website, blog e redes sociais:

  • Pense sobre as principais experiências que vão gerar uma experiência ideal para seu cliente na sua região e que ele pode amar;
  • Comece com sugestões de itinerários pelo tempo que costumam ficar, com opções de “três dias” que seria um final de semana ou”1 semana”. Considere também posts que divulguem opções de atrações ou sugestões em condições de tempo adversas (frio ou chuva);
  • Faça o itinerário detalhado e específico, itinerários gerais não são úteis. As pessoas adoram quando você especifica realmente com dicas de cada item que você colocou em seu itinerário;
  • Utilize algumas de suas próprias fotos e vídeos curtos para fazer o itinerário de foma mais envolvente.

Essas são algumas dicas que também destacam e mostram a importância da experiência de consumo para o cliente como um ótima oportunidade ao desenvolvimento do trade turístico e de um destino para o turismo de experiência.

Referências : Rebecca White -Turismo eSchool

Conforme já destacado no artigo “Experiência de Consumo do Turista pode tornar a Região da Costa Esmeralda de Santa Catarina mais Competitiva” será desenvolvido em Outubro na região da Costa Esmeralda o Workshop Experiência do Cliente em Empresas da Cadeia do Turismo da Costa Esmeralda como uma das formas de tornar o destino turístico de nossa região cada vez mais competitivo.

Vamos utilizar como laboratório a estrutura da Pousada Castanheira localizada em Itapema como local para desenvolver em conjunto com empresas da região, ações e ideias voltadas a experiência de consumo do cliente e que podem ser implementadas em seus negócios como alternativa para atração e fidelização de turistas  principalmente nos períodos sazonais.

Workshop Experiência do Cliente em Empresas da Cadeia do Turismo da Costa Esmeralda

Data : 20/10/2016

Local: Pousada Castanheira – Rua 262, nº 368 – Meia Praia

Até três participantes por empresa

Inscrições pelo Sympla: https://goo.gl/470KOP

contato@ebuscaeinova.com.br ou (47) 99194157

 

pousada-castanheira